sábado, 29 de outubro de 2011

MATÉRIA DO PORTAL SESAB

"ESTADO APOSENTA, NÃO CONVOCA, E 
SOBRECARREGA SERVIDORES QUE TRABALHAM"



Aposentadorias
De acordo com Telma Dantas, superintendente de RH, os números de aposentadoria na gestão do secretário Jorge Solla são significativos. Somente este ano, até o dia 5 de outubro, foram publicadas no Diário Oficial do Estado 627 aposentadorias. 
Telma Dantas explicou que assim que assumiu a superintendência, observou que havia certa demora em relação aos processos. A partir daí, ela resolveu mudar a metodologia utilizada, agilizando o andamento dos processos, valorizando mais os servidores que atuam nessa área. 
De acordo com os dados da SuperRH, em 2007, 320 aposentadorias foram publicadas. Já em 2008, esse número chegou a 400. No ano seguinte (2009), 267 servidores se aposentaram Em 2010, esse número chegou a 388. Já este ano, até 05 de setembro, o setor de RH finalizou 627 aposentadorias. Somente no mês de abril, 170 funcionários se aposentaram.
Manoel Vitório pontuou que os trabalhadores da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) estão empenhados para dar maior celeridade nos processos de aposentadoria dos servidores. “Até 2007, a média era de 3 mil aposentadorias por ano de servidores estaduais , em 2011 esse número deve chegar aos 6 mil”, destacou Manoel Vitório.



VEJA MAIS AQUI

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"PROGRAMA FATOS EM DETALHES" FOI POSITIVO

DURANTE O PROGRAMA OUVINTES LIGARAM E DENUNCIARAM O DESRESPEITO 
DO GOVERNO COM A CIDADE DE ILHÉUS.


Hoje foi um dia importante para os concursados da 6º 
Dires, batemos um papo descontraído com Jái de 
Athaíde na Rádio Cultura de Ilhéus, e pra falar de 
concurso público e saúde o programa teria que ser o 
dia  inteiro, mas no resumo foi ótimo, gostaria de 
agradecer a imprensa Ilheense que ao contrário dos 
políticos locais, tem nos ajudado muito.




Comentário Facebook

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

NESTA SEXTA ESTAREMOS NO RÁDIO

Pessoal, amanhã 21/10, estaremos na RÁDIO CULTURA DE ILHÉUS.


NO PROGRAMA FATOS EM DETALHES COM JÁI DE ATHAÍDE, DE 12 AS 14 HORAS.

QUEREMOS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS DA 6º DIRES O FONE (73) 3634-2868
PELO SITE http://www.radioculturadeilheus.com.br/  Ao Vivo.

AM 690 Khz pelo seu rádio.

GALERA OS COMENTÁRIOS JÁ PODEM SER POSTADOS

ERA UM PROBLEMA TÉCNICO......
RESOLVIDO.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CONCURSADOS EM AÇÃO

O CONTRATO DE ENTES FOI REALIZADO SEM ANUÊNCIA DO CONSELHO MUNICIPAL (DISSE O PRESIDENTE)

Na tarde de hoje protocolamos um requerimento no Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, neste documento solicitamos um Parecer da instituição a cerca do contrato de entes públicos entre Prefeitura Municipal e Hospital Geral Luiz Viana Filho. 

O parecer refere-se a contratação de mão de obra para cargos cuja nomenclatura é objeto do Concurso Público 002/2008.

Com isso esperamos levar o parecer ao MP e pedir cancelamento imediato desses contratos, além de fechar o cerco para que ocorra as convocações. 


RAFAEL SANTOS

    

CONCURSADOS SÃO RECEBIDOS NA CÂMARA DE ILHÉUS

Na tarde de ontem um grupo de concursados da 6º Dires fez uma visita a câmara de vereadores de Ilhéus, e com o direito de fala, Rafael Santos, cobrou dos vereadores Ilheenses apoio para causa dos concursados.


Ele disse ainda que o Hospital Geral Luiz Viana Filho esta com 70% de funcionários contratados e que os concursados sofrem com o descaso do Governo do Estado.


Rafael alertou os vereadores quanto ao risco de Ilhéus ter a UTI do único Hospital Público da cidade fechada além do comprometimento de diversos setores com o término dos contratos em Novembro e Janeiro.


Na sua fala foi dito o quantitativo convocado para todas as Dires em relação a 6º Dires, e que a causa dos concursados é uma luta de toda comunidade para melhoria no atendimento do Hospital.


Ao término da fala o vereador Marcus Flávio disse que a câmara estará empenhada para cobrar mais agilidade da SESAB nas convocações.


Em seguida o vereador Jailson Nascimento fez duras críticas ao Governo do Estado, e ressaltou a importância do concurso público deixando seu gabinete para inteira disposição dos concursados.

  

sábado, 15 de outubro de 2011

CONVITE 6º DIRES




TERÇA FEIRA HAVERÁ ESPAÇO ABERTO PARA OS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE 



ENFERMAGEM E DEMAIS CATEGORIAS NA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 


DE ILHÉUS, DIA 18/10 AS 16Hs.

INICIALMENTE SERIAM APENAS TÉCNICOS, MAS.... É IMPORTANTE A PRESENÇA 



DE TODOS OS PROFISSIONAIS PARA FORTALECERMOS O MOVIMENTO E ASSIM 


ESPERAMOS TER EXITO NA NOSSA CAMINHADA.



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DEPUTADO PEDE A PRISÃO DE SOLLA E WAGNER

O deputado estadual Targino Machado, líder do bloco independente na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), viajou na manhã desta quinta-feira (13) para o município de Governador Mangabeira para pedir a prisão do governador Jaques Wagner (PT) e do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla. O motivo é o descumprimento de uma decisão judicial do último dia 3, que obriga o Estado a transferir o recém-nascido Alisson Felipe Santos da Conceição, internado no Hospital da Criança, em Feira de Santana, com uma cardiopatia congênita, para um local onde possa ser submetido a uma cirurgia de emergência. Segundo o parlamentar, a liminar foi encaminhada via fax para os dois gestores, mas até agora não houve resposta. “Estou em Governador Mangabeira com esta finalidade, de pedir a prisão dos dois, mas não encontrei juiz ou promotora. Ele serão responsabilizado se a criança morrer, pois são gestores do estado”, afirmou. Na liminar, o juiz determina que o bebê seja transferido para outro hospital com estrutura para realizar a cirurgia, sob pena de crime de desobediência, eventual prática de homicídio, além de multa diária de R$ 5 mil. Ainda segundo o documento, se não houver condições de transferi-lo para hospital público, o bebê terá que ser internado em uma unidade particular.
CLICK AQUI E VEJA


FONTE: VEJA IGUAÍ

CONVIDAMOS

A TODOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, CANDIDATOS DA 6º DIRES, PARA A SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS
NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA 18/10/2011, AS 16Hs.

NA SESSÃO TEREMOS DIREITO DE VOZ E IREMOS EXPOR A REALIDADE DOS CONCURSADOS CANDIDATOS DA 6º DIRES.

RAFAEL SANTOS

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A CARA DA SESAB "POR LUCIANO SIMÕES"


“Solla está falindo a Bahia por fraude e corrupção”, diz Luciano Simões



“Este governo é uma verdadeira esculhambação”. Assim resumiu o deputado estadual Luciano Simões (PMDB) sobre o governo de Jaques Wagner. 
Em discurso realizado nesta segunda-feira (10) no Plenário, Simões disse deixar claro que as denúncias do TCE contra a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia são consideradas furto. “Se desapropriar de bens é furto ou não é? O relatório deixa claro que houve desvio do dinheiro público, quando este deveria ser aplicado em prol da população”, afirma o deputado.
O peemdebista vai mais longe e denuncia: “O governo mal consegue terminar uma passarela e já anuncia a ponte Salvador-Itaparica”. Simões se referiu à passarela que liga Pituaçu à Seplantec, que segundo ele, as obras permanecem inacabadas pelo não pagamento do governo à empresa responsável, a NM. “Este governo não paga ninguém e hoje mesmo Wagner foi à UPB para tentar reverter dívidas de convênios eleitoreiros caloteados”, completa.
Segundo Luciano Simões, ficou decidido hoje que o PMDB irá entrar na Justiça para pedir o cancelamento dos contratos feitos pela Sesab. “O que foi feito foi crime hediondo. E Eles estão falindo a Bahia por fraude e corrupção”. Mas, o deputado estadual pelo PT, Zé Neto, rebate as acusações: “Não há nada que não possamos responder. Queremos mostrar à população que desejamos fazer o melhor na saúde  em prol da comunidade”. Neto afirma que não há nenhum registro no relatório do TCE que indique fraude ou desvio de verba. “Luciano Simões e a oposição adoram se aproveitar de coisas iverídicas almejando interesses ideólogicos”, provoca e complementa: “O PMDB só reclama e não traz soluções ou questionamentos que gerem melhorias na qualidade de vida da população”.
Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) começou a julgar o relatório de uma inspeção que detectou supostas irregularidades em 11 hospitais estaduais administrados por entidades privadas, sob contratos que envolvem recursos públicos de cerca de R$ 359 milhões.
À imprensa, a Sesab afirmou que não iria se pronunciar até que o secretário Jorge Solla tivesse conhecimento do relatório. Em ofício enviado à Procuradoria-Geral do Estado, Solla diz que o resultado da auditoria apresenta incorreções e solicita direito à defesa.
Site Oficial PMDB Bahia, com informações do Bocão News
FONTE site Resenha Geral

sábado, 8 de outubro de 2011

ESTADO NÃO CONVOCA CONCURSADOS E UTI DO HGLVF PODERÁ FECHAR

Corredores lotados de pacientes internados, falta de profissionais Técnicos de Enfermagem, sobre carga de trabalho, isso tudo acontecendo e o governo do estado não convoca profissionais concursados para 6º Dires.


A cidade de Ilhéus poderá ver fechar a UTI do único hospital do Estado que atende toda região. 


Com o fechamento do Pronto Socorro do Hospital São José e a precariedade da atenção Básica no município de Ilhéus, o Hospital Geral Luiz Viana Filho, esta no limite de sua capacidade.


O pior é que a maioria dos 220 Técnicos de Enfermagem são contratados e os contratos estarão vencendo no mês de Novembro, e até agora os concursados não foram nomeados, caso o governo não os convoque até o fim do mês poderemos ver o caos instalado na cidade e o que esta ruim poderá ficar ainda pior


Veja algumas fotos:  
Idosos internados nos corredores

Pacientes caídos sem ninguém para socorrer (falta de profissionais)

Corredores escuros e lotados

Mais pacientes

Um total desrespeito 

Até três pacientes dividindo um suporte pra Soro

A imagem do descaso
Além do possível fechamento da UTI, o hospital ficará com diversos setores comprometidos, isso sem falar dos desvios de função que segundo informações, para a SESAB, o número de funcionário esta satisfatório, mas chegando lá constatamos que o hospital tem mais de 30 servidores da enfermagem atuando em outros setores, e o mais grave foi saber que quando o pessoal da SESAB vem ao hospital, tudo é maquiado para que pareça esta normal.
Os casos de licença médicas ajudam a piorar a defasagem do quadro de Enfermagem. 



    

TCE diz que Solla desfez comissão de licitação para beneficiar Monte Tabor

Além do Hospital da Criança, outras unidades auditadas pelo TCE teriam problemas contratuais. No Hospital São Jorge, no Largo de Roma, em Salvador, as Obras Sociais Irmã Dulce teria sido contratada pela Sesab para administrá-lo “através de uma inexigibilidade de licitação, firmada em junho de 2009, pelo valor atualizador de R$ 18,2 milhões”. “A contratação foi considerada irregular pela auditoria em função do processo que justifica a inexigibilidade de licitação não ter sido assinado por qualquer representante da Sesab, além de não possuir parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre a legalidade do procedimento”. A investigação também conclui que o preço da contratação não é compatível com o valor de mercado. Outro alvo da inspeção é o Hospital Santa Tereza, de Ribeira do Pombal, que, administrado pela Fundação José Silveira, estaria sem cobertura contratual desde 2010. No entanto, a relatoria acusa de forma mais veemente o governo do Estado no caso do Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro (no extremo-sul da Bahia), gerido pelo Monte Tabor – grupo italiano que também controla o Hospital São Rafael, em Salvador. O documento afirma que a organização administra “ilegalmente” a unidade médica por “omissão do secretário de Saúde do Estado”. “O titular da pasta resolveu, hierarquicamente, reformar a decisão da comissão de licitação. 
A Monte Tabor tinha sido desclassificada pela comissão licitante da concorrência pública para administrar o hospital, em 2009, por estar com índice de endividamento superior ao permitido legalmente. 
Mas o secretário de Saúde reformou a decisão da comissão, tornando a organização social apta”, culpa a auditoria. O contrato com o hospital totalizaria R$ 53 milhões.


Por José Marques 
Site: Bahia Notícias

Relatório do TCE aponta desaparecimento de bens e irregularidades em contratos da Sesab

O Bahia Notícias conseguiu o relatório da auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) feita em 11 hospitais estaduais administrados por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), cujo teor foi objeto de audiência nesta quinta-feira (6). O documento aponta problemas que vão desde o “desaparecimento” de bens públicos que constam no inventário geral da Secretaria de Saúde (Sesab) – de equipamento médicos a uma ambulância – até irregularidades em contratos, o endividamento das instituições e a falta de controle de frequência dos médicos. O parecer aponta que empréstimos irregulares teriam sido realizados “com anuência” da Sesab e contratações teriam sido firmadas de forma incorreta, com “inexigibilidade de licitação renovada reiteradamente, contratos vencidos e contratação emergencial irregular”. A auditoria também teria identificado “a ausência de Alvará da Vigilância Sanitária (por falta de condições de funcionamento); inexistência de equipamentos ou sua não utilização por problemas operacionais; estrutura predial comprometida; inobservância, em graus variados, às normas de higiene e de cuidados básicos no trato dos resíduos e lixo hospitalar”. Para o relator da matéria, conselheiro Pedro Lino, “esse modelo de administração adotado pelo Estado (…) não solucionou o problema de má qualidade dos serviços médico-hospitalares oferecidos à população. Também não há comprovação de que essa modalidade de contratação resultou em menor custo ao erário. Pelo contrário, (…) ensejam um maior custo ao Estado”. As unidades investigadas foram o Hospital Estadual da Criança, o Hospital do Oeste, a Maternidade de Referência Prof. José Magalhães Neto, o Hospital São Jorge, o Hospital Geral Santa Tereza, o Hospital Regional de Juazeiro, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, o Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, o Hospital Regional Dantas Bião e o Hospital Eurídice Santana. O titular da Sesab, Jorge Solla, informou, através do seu chefe de gabinete, que muitas informações do texto “não têm fundamento” e que solicitou “uma cópia do relatório para justificar à imprensa”.


blog Resenha Geral

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CORREDORES LOTADOS, FALTA DE LEITOS E PROFISSIONAIS, ASSIM ESTA A SAÚDE NO NOSSO ESTADO.

OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ESPERA UM POSICIONAMENTO DO COREN-BA EM RELAÇÃO AO DESMANDO DO PODER PUBLICO NA CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS.
A CADA DIA QUE PASSA SÃO MAIS ATENDIMENTOS E O QUADRO FUNCIONAL É O MESMO.

Enf.Paula Villela