domingo, 18 de dezembro de 2011

VISITA AO HGRS

Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal visitou o HGRS
A situação no setor de emergência do Hospital Geral Roberto Santos é caótica. Tanto, que justificou a visita do deputado federal Domingos Dutra, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, no dia 18 de novembro. Acompanhado do secretário Jorge Solla e de representantes do Sindsaúde-Ba, Sindimed, Cremeb, OAB-Ba e Ministério Público Federal, ele constatou, entre outros problemas, a superlotação, com pacientes sendo atendidos inclusive nos corredores.
“Essa visita mostra que a mobilização dos trabalhadores e do Sindsaúde pela valorização dos servidores e para acabar com o atendimento nos corredores está tendo eco. A presença da Comissão de Direitos Humanos mostra que esta já é uma questão de dignidade humana”, frisou Inalba Fontenelle, diretora da entidade e funcionária da unidade. Segundo ela, a insatisfação é grande no HGRS pela falta de pessoal e pelo estresse causado pela sobrecarga de trabalho em relação à enorme demanda. Além, observou, “da falta de implantação do Plano de Carreira”.
A mobilização dos servidores do setor de Emergência do HGRS e do Sindsaúde para acabar com o atendimento de pacientes nos corredores foi intensa nos últimos meses. A situação expõe os trabalhadores a péssimas condições de trabalho, deixando-os ainda mais vulneráveis à insatisfação de pacientes e acompanhantes com a superlotação.
Diante de tanto estresse e sobrecarga de trabalho, os servidores adotaram o lema “Tolerância zero!”, dando um basta ao atendimento nos corredores. Em reunião realizada no dia 4 de novembro, com a presença de trabalhadores do setor e o Serviço Social, foi reafirmada a necessidade de reuniões constantes na Emergência para garantir, sobretudo, o fim do Corredor “E”, que extrapola a estrutura física do setor, funcionando como acesso a outras dependências do hospital.
O quadro ainda é crítico e a mobilização está sendo mantida para solucionar outras pendências como agilidade no atendimento, suporte técnico e ampliação do quadro de profissionais das diversas categorias. Serão realizadas reuniões quinzenais, no turno da tarde, para facilitar a participação de todos.

SINDSAÚDE.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário