sábado, 19 de maio de 2012

CONCURSADOS NA LUTA POR MAIS CONVOCAÇÕES


A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) anunciou nesta sexta-feira (18), a autorização para convocar, já na próxima semana, 14 técnicos de radiologia, 12 farmacêuticos bioquímicos e 10 fisioterapeutas, classificados no concurso da Sesab/2008, para as Diretorias Regionais de Saúde – Dires menos contempladas. De acordo com a Secretaria, a ação foi com base nos levantamentos realizados, que identificaram uma necessidade imediata de convocação destes profissionais, apesar da ausência de vagas no sistema.

O anúncio foi feito durante a reunião realizada hoje da Sesab e Secretaria da Administração do Estado da Bahia com os classificados no concurso da Sesab/2008, representados na ocasião, pelas categorias de enfermagem, radiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, farmácia bioquímica, patologia clínica, psicologia, nutrição e assistente social.

Para ampliar, ainda mais, o número de convocação dos classificados neste concurso, a Sesab apresentou um projeto de lei (PL), que contemplará os cargos de fonoaudiólogo, regulador de assistência, técnico de enfermagem e farmacêutico bioquímico. O projeto garante a efetivação de novas contratações mediante aprovação orçamentária e financeira do mesmo, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, pois para esses cargos, também, não existiam vagas no sistema. Para os cargos que possuem vagas não é necessário aprovação do PL, para as convocações.

A sesab já encaminhou o projeto para a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), que fará um estudo e planejamento. Depois, o projeto segue para Procuradoria Geral do Estado da Bahia e Casa Civil no prazo de dez dias úteis. “O secretario de Saúde Jorge Solla entrará em contato com o presidente da ALBA, Marcelo Nilo, para tratar sobre o PL que será votado em caráter de urgência urgentíssima. Vamos trabalhar para aprovar o projeto antes do recesso. Todas as categorias de todas as Dires serão contempladas até o dia 12 agosto deste ano, prazo para o encerramento do concurso”, afirmou Washington Couto.

“A persistência e esforço dos classificados no concurso da Sesab 2008 contribuiu, efetivamente, na garantia de ações como; as novas convocações e a tramitação do PL. Sem dúvida, esses profissionais são responsáveis diretos, pela melhoria na qualidade dos serviços da saúde na Bahia”, afirmou Luzi Pimentel.

Na oportunidade, os representantes da Sesab e Saeb apresentaram um balanço de convocações de 2007 até 2012 e os classificados no concurso, questionaram sobre o processo de substituições dos redas e terceirizados pelos concursados.

“Porque os contratos via terceirização continuam sendo renovados? Isso é uma realidade que persiste em todas as categorias, sem ser mediante caráter emergencial, “estratégia” que pode ser usado, por exemplo, no caso de licença a maternidade. Como será feito o remanejamento dos classificados no concurso em detrimento das terceirizações, dos Redas vencendo, e terceirizações que são efetivadas?” questionou Geruza Ché, classificada no concurso da Sesab.

Segundo Washington Couto, “seria uma anomalia, uma aberração se atrelar a saída de uma pessoa para chamar o outro. Temos certeza que isso não tem base legal nenhuma. Todos os contratos de profissionais via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que vencem até junho já foram substituídos. Nós estamos renovando, porque leva 90 dias ou mais para efetivar esse processo de substituição. As terceirizações vão continuar, por enquanto, pois temos que cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém estamos trabalhando para chamar, cada vez mais, profissionais concursados”.

O diálogo entre Sesab e comissão formada por representantes dos aprovados no concurso continuará na próxima reunião no dia 1 de junho, às 10h, na sede da secretaria, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A pauta será para definir a viabilidade de análise das condições de apresentação das convocações e acompanhar a tramitação do PL. De acordo com a Sesab não será apresentado nenhum tipo de quantitativo, pois as vagas são de acordo com a análise orçamentária e não pelas categorias.

Participaram da reunião os classificados no concurso da Sesab 2008, Luzi Pimentel, jornalista e autora do PL de iniciativa popular que cria o Estatuto do Concursando, Washington Couto (chefe de gabinete da Sesab), Telma Dantas, (superintendente de Recursos Humanos da Sesab), Rosa Ceci (coordenadora da Diretoria de Recursos Humanos- Sesab), Robson Souza (diretor de Recursos Humanos da Saeb), Ana Neuza (diretor de Recursos Humanos da Sesab), Alba Novais (coordenadora de concursos da Sesab).

3 comentários:

  1. Existem vagas sim, mas estão ocupadas, inconstitucionalmente, por terceirizados. É só cumprir a Constituição e chamar para ocupar as vagas, aqueles a quem elas realmente pertencem: os concursados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que chamem mais pessoas que passaram nesse concurso, pois em Salvador, conquista...
      Esta chamando todos do concurso e quando chama recebemos alguma convocação na residencia ou temos que nos virar para saber se foi ou não convocada porque site para ver isso nem existe mais foi retirado no final do ano passado eu tinha visto ainda e estava acompanhando, mas agora ta dificil viu, não podemos mais nem confiar em concurso porque passamos mais não chamam.

      Alguem pode me esclarecer isso por favor

      Excluir
  2. Mas quando será chamados os concursados, pois fiz e até hoje não fui chamada, mas tenho esperança que chemem todos aqueles que passaram e esta aguardando por exemplo.

    ResponderExcluir