segunda-feira, 28 de novembro de 2011

NOTA DOS FISIOTERAPEUTAS

Vimos por meio deste expressar nossa insatisfação pela não convocação dos fisioterapeutas da 6ª DIRES (Ilhéus) classificados no concurso da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - SESAB/2008, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22 de novembro de 2011, que segundo a SESAB, não era prioridade. Vale ressaltar que o serviço de fisioterapia do Hospital Geral Luiz Viana Filho encontra-se desfalcado desses profissionais, pois um (1) fisioterapeuta REDA antecipou a demissão por motivo de saúde, além de mais duas (2) demissões a pedido, sendo uma pela Fundação José Silveira e outra pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, tendo ainda previsto o término de contratos: quatro (4) fisioterapeutas em novembro 2011, três (3) em janeiro 2012 e mais um (1) em abril 2012.
Concomitante a isso foram renovados por mais três meses os REDAS - Regime Especial de Direito Administrativo – os quais venceriam no mês de novembro após quatro (4) anos de contrato precário, com a justificativa de que não daria tempo aos convocados entregarem documentos, realizarem exames e perícia médica de admissão.
É evidente com isso a falta/incompetência de planejamento da SESAB quanto a um cronograma transparente de convocação, visto que o governo tem como compromisso a substituição dos REDAS pelos concursados, deveriam estar mais organizados para que a população ilheense não sofra com a falta desses profissionais ao término de contratos e que se tenha o tempo necessário à contratação dos concursados, evitando assim prorrogações, ditas emergenciais.
Quanto ao papel dos fisioterapeutas no âmbito hospitalar temos como principais objetivos prevenir e minimizar os efeitos da imobilidade no leito, as complicações respiratórias e motoras, bem como promover integração sensória motora e cognitiva.
O imobilismo causa diversas complicações como úlceras de pressão, perda de força muscular, tromboembolismo, osteoporose e pneumonia, prolongando o tempo de internação e aumentando os custos hospitalares.
O desenvolvimento de fraqueza generalizada relacionada ao paciente crítico é uma complicação importante e comum em muitos pacientes admitidos em uma UTI, sua incidência ocorre em 30% a 60% dos pacientes internados, sendo mais uma estatística que comprova a necessidade da fisioterapia.
O paciente crítico internado num hospital apresenta restrições motoras graves. O posicionamento adequado no leito e a mobilização precoce podem significar as únicas possibilidades de interação do indivíduo com o ambiente e devem ser considerados como fonte de estimulação sensório-motora e de prevenção de complicações secundárias ao imo­bilismo.
Vários estudos abordam sobre a atuação da fisioterapia em pacientes com diagnósticos variados, mostrando que estes indivíduos saíram mais cedo da cama, deambularam (andaram) em menos dias e tiveram um menor tem­po de permanência na unidade de terapia intensiva e no hospital, diminuindo assim os gastos hospitalares.
Será mesmo que não somos prioridade?
                                                Fisioterapeutas 6ª DIRES / Concurso SESAB/2008
Fred Ranniery, Thaís Borges, Vital Teixeira, Matheus D' Alencar, Daniela Ramos, Roberta Araujo.

4 comentários:

  1. Galera, como podemos ver, para a Secretaria de Saúde do Estado, saúde não é necessariamente uma prioridade.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus tenha misericórdia de Jorge Avelar e que ele perceba a necessidade do HGLVF.

    ResponderExcluir
  3. E os fisioterapeutas da 1° Dires? Até o momento só foram convocados 32 profissionais, sendo que a última convocação foi em abril de 2011.
    É realmente um absurdo a falta de visão das necessidades reais dos pacientes e a desvalorização dos profissionais fisioterapeutas frente a SESAB.

    ResponderExcluir
  4. Pois ẽ...isso ẽ o reflexo de um conselho sem atitude pela sua classe!!!

    ResponderExcluir