quarta-feira, 7 de março de 2012

TEXTO DO GRUPO ENFERMAGEM MOBILIZADA DE FEIRA DE SANTANA - EMFS

A nossa Constituição Federal determina que a Saúde é Direito de Todos e Dever do Estado. Porém, vemos rotineiramente esse Direito e esse Dever serem desrespeitado na Bahia. A Enfermagem enquanto ciência do cuidar, tem responsabilidade com ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças e recuperação de pessoas, sendo parte do processo de produção e construção da saúde, luta pela transformação do atual cenário da saúde pública na Bahia. Não é mais aceitável o descaso por parte do Governo Estadual com a saúde baiana.
É possível que a Saúde seja Direito de Todos desde que o Estado se comprometa em gerir ações visando à necessidade da população/usuários do SUS. Desde que o Estado disponibilize recursos humanos e materiais suficientes para uma assistência de qualidade. É possível ao Estado reverter o quadro de descrença, precariedade, desvalorização, deterioração dos serviços de saúde. É hora do Estado exercer a sua função de governabilidade com eficiência.
É Dever do Estado garantir saúde para todos de forma integral, universal, sem distinções e apadrinhamentos, de administrar a saúde com responsabilidade. É Dever do Estado convocar os concursados SESAB/2008 em substituição aos REDAS, honrando sua palavra, e manter a adequação necessária do quantitativo de profissionais nos Hospitais Estaduais para prestação de assistência de qualidade. É Dever do Estado suprir as necessidades físicas e materiais dos Hospitais Estaduais, com acolhimento adequado aos pacientes e familiares. É Dever do Estado fazer valer os votos depositados nas urnas. É Dever do Estado GOVERNAR em prol dos baianos.
Muitos são os anseios, muitas são as indignações. Porém, não bastam os esforços de uma única classe, é essencial o engajamento de toda população baiana nessa luta. Lutamos por nossa convocação, lutamos por uma saúde digna, lutamos por qualidade de assistência pública a saúde, lutamos por um SUS de verdade.
Enfermagem Mobilizada de Feira de Santana - EMFS

Acredito que na próxima semana este texto estará circulando com fervor em Feira de Santana, junto com camisas, faixas e adesivos!!!!

Não podemos mais nos calar!

Fonte: Facebook Geruza Ché Sena

5 comentários:

  1. Precisamos dar uma resposta á altura a esses governantes precisamos fazer uma paralizaçao de 24 so para eles verem o que podemos fazer e melhorem os nossos hospitais e principalmente o quadro de enfermagem

    ResponderExcluir
  2. Não vai ter paralização, não vai ter manifestação, não vai ter ação nenhuma. Em tudo que se refere a enfermagem a situação é essa é cada um por si e a enfermagem cada vez mais indo pro buraco. Em todas as cidades da Bahia o que impera é a indicação e com o estado não é diferente. o nosso conselho é podre e fraco. vergonhoso só se preocupa com a anuidade e mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O discusso é sempre esse, que ninguém faz nada. E o que cada um pode fazer? Dar apoio a mobilização já seria um bom começo.

      Excluir
  3. Boa Noite,

    É indiscutível a despolitização da classe de enfermagem, da sua falta de corporativismo e da individualidade de alguns. Porém, não podemos compactuar com a atual conjuntura política de desvalorização do profissional enfermeiro. Estamos aprendendo ou reaprendendo a lutar por nossos direitos garantidos perante a Constituição, Conselho Federal e Regional. Para isso, há a necessidade de mobilizações, reuniões, discussões, participação efetiva da classe em prol da concretização de uma Enfermagem solidificada no cenário da saúde da Bahia. Não concordo que a Enfermagem esteja “indo pro buraco”, concordo que haja uma certa inércia, passividade e/ou acomodação em relação a visualização da capacidade que temos em fazer a diferença no que diz respeito a nossa categoria profissional. Falta participação, sim; falta otimismo, sim; falta interesse em mudar, sim. Mas, falta também dizer que essa não é a visão de todos, pode até ser de uma maioria, porém existem aqueles que amam a Enfermagem e acreditam nela enquanto ciência verdadeira do cuidar, na sua indispensabilidade para se fazer saúde e na sua potencialidade enquanto agente modificador de qualidade de vida dos cidadãos. E, justamente esse pouco é que vem fazendo a diferença, tentando sensibilizar nossos colegas e fazer com que acreditem que juntos somos fortes e juntos muito podemos. Quanto às indicações políticas, as mesmas são possíveis porque muitos são coniventes com essa modalidade de apadrinhamentos pelo Estado/Município. A luta da Enfermagem Mobilizada de Feira de Santana (EMFS) surge justamente como forma de minimizar/anular esse tipo postura governamental e defender o que for de Direito da Enfermagem. Em relação ao nosso Conselho de Classe também discordo que o mesmo seja podre e fraco. Acredito que o mesmo tenha suas dificuldades operacionais, suas falhas e muitos o veem como omisso. Mas se analisarmos a situação o Conselho somos nós. Nós que possibilitamos a ele ser nossa representação enquanto categoria profissional, portanto seríamos nós podres e fracos? A preocupação com a anuidade é inerente a qualquer órgão que tenha suas dispensas financeiras a serem quitadas, assim como tudo o é em nossas vidas. A responsabilidade de cobrar o que é de competência de nosso Conselho parte de nós e aí recaímos sobre a despolitização. Se continuarmos inertes, passivos/acomodados e/ou omissos quanto aos nossos problemas enquanto categoria profissional, continuaremos apenas digitando textos de desabafos e descrença quanto ao que vemos ser a Enfermagem atualmente. Está na hora de começarmos a digitar textos conclamando nossa classe para fazer a Enfermagem que almejamos.

    Geruza Ché Sena
    Enfª Esp. Urgência e Emergência

    ResponderExcluir
  4. entra ano sai ano tudo do mesmo jeito a saúde calamidade pública profissional 2 p/ 100 pessoas ha mais por atendimento no ps do hgi de Ipiaú faz vergonha cade os concursados que o governador não chama o povo sofre isso e crescimento politico? queremos uma saúde digna chega falta medicos etc...

    ResponderExcluir